Instituto Pensar - ?Bailinho dos 100 anos? vai celebrar o centenário do PCdoB em Salvador

?Bailinho dos 100 anos? vai celebrar o centenário do PCdoB em Salvador

por: Ana Paula Siqueira


O festival contará com apresentações musicais dos baianos Jau, Juliana Ribeiro e Pantera, além de intervenções do Comitê Poético Contra o Golpe e do Comitê de Cultura Conspiração Dndê

PCdoB da Bahia realiza, neste sábado (19), o ?Festival Vermelho Bahia ? Bailinho dos 100 anos?. O evento vai celebrar, em Salvador, o centenário de fundação da legenda (1922/2022) e promete reunir política, arte e história. O evento integra uma vasta agenda nacional de atividades em comemoração ao centenário do partido.

O festival contará com apresentações musicais dos baianos Jau, Juliana Ribeiro e Pantera, além de intervenções do Comitê Poético Contra o Golpe e do Comitê de Cultura Conspiração Dndê.

Será a partir das 17h, no Espaço de Eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico. Será exigido o comprovante de imunização e usar máscara.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, afirma que festejar os 100 anos é manter viva uma trajetória exitosa, marcada por luta e resistência.

"Vamos comemorar os 100 anos de vida do PCdoB, partido que sempre lutou pelo povo brasileiro e nada mais justo que realizarmos essa celebração com uma atividade cultural gratuita?, disse.

O evento é preparatório para o ?Festival Vermelho ? Florescer a Esperança?, que acontece nos dias 25 e 26 de março, em Niterói (RJ), município onde aconteceu a cerimônia de fundação da legenda.

PCdoB baiano ressalta que a realização da festividade só foi possível a partir de uma análise do atual cenário da pandemia, que revelou uma tendência de diminuição no número de casos e mortes por covid-19.

PCdoB na história

Fundado no mesmo ano da Semana de Arte Moderna, o PCdoB participou de momentos decisivos da história do país.
Foi colocado na ilegalidade durante a ditadura militar devido à sua atuação contra o regime autoritário.

Também participou da resistência popular do Araguaia e das mobilizações pelas Diretas Já, além da luta pela democracia e contra os graves retrocessos que assolaram a política nacional.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: